COMPOL BRASIL 2025
A programação está sujeita a alterações para adequações na grade e nos horários.
Este é o único canal oficial com a programação atualizada do evento — acompanhe por aqui.
Cerimônia de abertura do COMPOL BRASIL 2025
Palco Compol 1Abertura do Compol Brasil, fala institucional do CAMP e palestra com o Jornalista Upiara Boschi
Reeleição e Sucessão: 3 segredos do início de mandato para a sobrevivência política
Palco Compol 1Você venceu as urnas. Agora começa a parte mais difícil: permanecer no jogo. Esta palestra vai revelar o que está por trás das estratégias que garantem não apenas a continuidade de um projeto político, mas a construção de identidade e narrativas que resistem a ataques, crises e esquecimento. Prefeitos(as), Vices (ou sucessores) e Secretários(as) de comunicação que ignoram esses 3 mecanismos essenciais — que precisam ser implementados no primeiro ano de mandato — geralmente descobrem tarde demais que governar bem não é suficiente para se manter no poder. Nessa palestra, você vai acessar de forma descomplicada um conteúdo antes reservado à elite da estratégia política — sem fórmulas prontas, sem slogans vazios. Apenas o que realmente importa quando o objetivo é reeleger ou eleger o sucessor certo.
Case Compol: um Engenheiro na Comunicação
Palco Compol 3Será apresentada uma trajetória iniciada no Compol 2023 que levou a mim, um Engenheiro Mecânico e de Produção, ao posto de Secretário de Comunicação da UFSC. Abordarei temas como Gestão Estratégica de Relacionamentos e apresentarei a nova estratégia de comunicação da UFSC.
PAINEL: Vozes (e dedos) que constroem vozes
Palco Compol 2Muito antes dos discursos no plenário, das manchetes nos portais e posts nas redes sociais, há uma engrenagem silenciosa que constrói, articula e sustenta o trabalho dos parlamentares. Neste painel, três assessores com atuação estratégica na Assembleia Legislativa de Santa Catarina revelam os bastidores, dilemas e decisões que moldam a política estadual. Uma conversa sobre estratégia, comunicação, crises e, claro, resultados.
Eu não ganharia o voto da minha mãe
Palco Compol 1Como a comunicação eleitoral na era digital tem criado ilhas de alienação e deixado importantes grupos de eleitores para trás
Humanização e o tempero do storytelling na estratégia para vencer das eleições aos mandatos
Palco Compol 3A comunicação política passa por transformações constantes, mas tornar tudo mais humano faz toda a diferença do tempero da estratégia ao usar técnicas de storytelling nas vitórias nas eleições tradicionais como também até de entidades privadas, além da comunicação institucional. A palestra traz técnicas, cases do palestrante ao longo das últimas campanhas vencedoras no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norde, tendências, boas práticas de storytelling.
Da lente à timeline: a construção visual começa nos bastidores
Palco Compol 2Muito se fala sobre roteiro, estratégia e narrativa. Mas um ponto fundamental é a direção de quem está por trás da câmera. A construção da imagem começa antes do discurso, nos detalhes que nem sempre são percebidos, mas fazem toda a diferença. Da busca por referências até o momento do REC, cada escolha estética comunica algo. Foi com o case do vereador Cryslan, o mais votado da história de São José, que esses conceitos foram colocados em prática, mostrando como decisões visuais conscientes podem transformar presença em conexão.
Aí é que tá! Como conquistar atenção e conectar corações
Palco Compol 1Cada vez mais o ambiente da disputa eleitoral exige estratégias lastreadas com profundidade no sentimento público e que consigam romper o desinteresse do eleitor de forma criativa através de uma mensagem simples e relevante que crie um senso de pertencimento.
A fórmula secreta da comunicação que vira voto
Palco Compol 2De forma dinâmica e direta Willians Correia receberá o deputado estadual Repórter Sérgio Guimarães para mostrar na prática COMO o deputado transformou a sua Comunicação em uma máquina ORGANIZADA e ÁGIL. Willians (fundador do aplicativo Gabinete Online) mostrará telas e explicações do app funcionando. Na participação teremos depoimento ao vivo do deputado que vai compartilhar a sua experiência prática com o app e trará dicas reais e testadas no dia a dia do mandato.
Michel Temer
Palco CidadesEmoções em cena: Afetos tristes, ressentimentos e polarização nas eleições 2026
Palco Compol 1As emoções desempenham um papel central nas campanhas eleitorais, moldando a forma como os eleitores percebem os candidatos, interpretam suas mensagens e tomam decisões. Desde os tempos antigos, líderes carismáticos têm sabido despertar sentimentos de esperança, medo ou raiva para mobilizar as massas. Hoje, com os avanços da neurociência e a expansão do marketing político, entendemos que as emoções não apenas influenciam as escolhas políticas; elas frequentemente as dominam. A isso se soma a existência de uma crise na esfera pública, onde a confiabilidade nas instituições, na mídia e nos políticos está em declínio. A desinformação e a manipulação da opinião pública complicam ainda mais a comunicação política, exigindo que as campanhas trabalhem arduamente para conquistar a confiança dos eleitores. A palestra vai aprofundar o contexto das eleições de 2026 e explorar como podemos aproveitar as oportunidades deste cenário tão desafiador.
Política com Propósito: como inspirar, conquistar e construir um legado inesquecível
Palco Compol 29 passos práticos para construir um mandato com propósito, gerar conexão real com a população e se tornar uma figura admirada e lembrada.
Não se trata de click! Mas de uma jornada. Questões de posicionamento e narrativa no marketing político.
Palco Compol 1A teoria do posicionamento muitas vezes é mal interpretada. Palavras como "posicionar" e "reposicionar" são utilizadas de uma forma muito ampla e nem sempre de maneira adequada. Nesta palestra, a partir de exemplos práticos, a ideia é organizar melhor os conceitos para discutir como candidatos e candidatas são signos-marca e representam um nó de memória na mente do consumidor, com uma série de atributos conectados. Posicionamento, então, não se estabelece com um click!, mas sim como resultado de uma jornada de significados simbólicos e práticos, que uma estratégia deve levar em consideração em uma campanha.
Mandato presente: comunicação que ouve, envolve e mobiliza
Palco Compol 3Mais do que falar, comunicar também é escutar. Essa palestra foca na comunicação participativa, mostrando como construir pontes com a população por meio de escuta ativa, presença nas redes e fora delas, e estratégias que geram pertencimento. Um mandato que se comunica bem é aquele que está onde o povo está.
Planejamento Estratégico em Marketing Político
Palco Compol 2Planejamento estratégico é essencial numa eleição. Analisar pesquisas, interpretar cenários, diagnosticar a concorrência e definir bandeiras e posicionamento garantem uma comunicação assertiva e conexão com o eleitorado.
Comunicação Político-Partidária: os 60 anos do MDB
Palco Compol 1Estudo na prática sobre oportunidades e desafios de uma sigla vitoriosa que enfrenta a polarização
Mapa do voto e a engenharia eleitoral na comunicação integrada com agentes de IA para 2026/2028
Palco Compol 3A palestra terá como tema principal a comunicação em mandato, rumo à 2026 para posicionamento de marca e branding político. A atuação de uma equipe de comunicação conectados a agente de IA, otimizam o trabalho e proporciona melhor assertividade nas ações estratégicas. Hoje a genialidade digital determina as diferenças de uma comunicação contemporânea para estabelecer narrativas consistentes e engajamento em diferentes canais de comunicação, inclusive podendo neutralizar críticas de oposição e cativar os eleitores com a utilização de métodos de neuromarketing.
Campanha sem mobilização é carro sem roda (pode até fazer barulho, mas não vai muito longe)
Palco Compol 2Mobilização política com foco em conteúdo e comunidades digitais. Você pode ter conteúdo, verba e estrutura. Mas se não tiver mobilização, sua campanha não sai do lugar. Nessa palestra, apresentarei os elementos centrais da mobilização política digital — desde a produção de conteúdo com intenção até a construção de comunidades engajadas.
O futuro do marketing político
Palco Compol 1Uma jornada pelas transformações que redefiniram as campanhas eleitorais desde a redemocratização. A tecnologia mudou, a sociedade mudou — e o eleitor nunca mais será o mesmo. Vamos entender essa revolução e projetar os caminhos, desafios e oportunidades que definirão o marketing político nos próximos anos.
ELEIÇÕES 2026 - Diga não ao improviso!
Palco Compol 2Política, Diagnóstico, Planejamento e Pesquisa são essenciais em uma campanha eleitoral. A Comunicação e o Marketing dependem deste preparo anterior. Uma palestra que fala de Estruturação de Campanha e Gestão de Pessoas. Um pacote bem realizado pode ser o segrego do sucesso.
Uma mão vai na cabeça e a outra na consciência: O movimento não é sexy, mas a comunicação política é espetacular.
Palco Compol 1Uma palestra carregada de provocações e ironias que vai te fazer pensar sobre as mudanças que a forma de se comunicar tem influenciado na política, e como quem compreendeu como funciona o jogo tem ganhando (muito além de likes e votos) com isso. Uma palestra carregada de provocações e ironias que vai te fazer pensar sobre as mudanças que a forma de se comunicar tem influenciado na política, e como quem compreendeu como funciona o jogo tem ganhando (muito além de likes e votos) com isso.
Do outro lado do balcão
Palco Compol 3A transição do jornalismo de política para a secretaria de comunicação de Balneário Camboriú. As semelhanças e diferenças entre os dois lados do balcão, e quais são os desafios na comunicação de uma das mais promissoras políticas da nova geração
Arroz com ovo: exemplos de como receitas básicas de assessoria de imprensa podem gerar grandes impactos no mundo político.
Palco Compol 2Dois casos com estratégias semelhantes que conquistaram espaço na imprensa e influenciaram no debate público. Descubra como ações bem-feitas e planejadas podem moldar narrativas e influenciar os fatos.
Comunicação com direção: método para criar autoridade, posicionamento e propósito na política
Palco Compol 1Uma política pública pode mudar destinos. Nesta palestra, Gisele Meter apresenta a metodologia CAPITAL, criada a partir da vivência no campo da comunicação política, para estruturar a produção de conteúdo com direção, propósito e posicionamento. Voltada a assessores e políticos, a proposta é simples: comunicar com método para fortalecer projetos, ampliar o alcance das ações públicas e transformar a comunicação em uma ferramenta política a serviço das pessoas.
A importância da comunicação em tempos de crise
Palco Compol 2Experiências sobre a assessoria de imprensa em meio a COVID19.
Aqui é diferente
Palco Compol 1Campanhas eleitorais vitoriosas são baseadas em dados. Conhecimento, rejeição, intenção de voto, conversão, avaliação de governo e serviço públicos, transferência de votos, conjuntura etc são informações que precisam ser entendidas e monitoradas. Compilamos esses indicadores durante três momentos da campanha: O ano não eleitoral, a pré-campanha e a campanha oficial, em contextos de reeleição e sucessão para criar benchmarks que podem ser utilizados em todo o Brasil.
Como conectar eleitores em cidade pequena.
Palco Compol 2Mais de 80% dos municípios brasileiros têm até 50 mil habitantes. E é exatamente nessas cidades que se decide o futuro político do país. Mas como criar conexão verdadeira com o eleitor em cenários tão próximos — onde todo mundo conhece todo mundo e a política acontece no olho no olho? Até onde o tamanho da família nessas cidades importa? Nesta palestra, você vai descobrir os segredos para engajar eleitores em cidades pequenas, usando as ferramentas certas, a linguagem certa e, principalmente, a emoção certa. Vamos falar de estratégia, de território e de como um simples gesto pode se transformar em voto e em reputação duradoura. Se você quer aprender a se destacar num ambiente onde a confiança vale mais que a verba, essa palestra é pra você
CASE: Uma campanha criativa - Marcelo Lima em São Bernardo do Campo
Palco Compol 1A criatividade como estratégia para criar conexão emocional com o sentimento público e gerar resultados na eleição de Marcelo Lima, em São Bernardo do Campo (SP). Desafios e oportunidades de uma campanha imparável.
Mentiram pra você: Lead é voto, sim!
Palco Compol 2Dizem que lead não vota. Mentira. Vou te mostrar como uma boa estratégia de captação e relacionamento transforma contatos em engajamento real — e, sim, em votos. A partir de abaixo-assinados, formulários e campanhas segmentadas, você verá como dados bem trabalhados geram base, narrativa e mobilização. Casos práticos, insights diretos e ferramentas que funcionam: uma conversa para profissionais que querem parar de desperdiçar leads e começar a construir vitórias.
Workshop: As campanhas mudaram. E o planejamento?
Sala de WorkshopsEvento com vagas limitadas. Inscrições gratuitas para participantes do evento, disponíveis a partir de 1º de junho.
Políticos-Creators: Influência ou Morte!
Palco Compol 1Nesta palestra, trago uma provocação direta: político que não sabe se comunicar está fora do jogo.Mais do que técnicas de oratória, defendo que o político precisa ser um creator — alguém que domina a narrativa, entende de gatilhos mentais, sabe usar a voz, o corpo, a pausa e, acima de tudo, comunica com propósito. Vivemos a era da influência. E quem não aprende a influenciar, desaparece.
Eu sou a lenda: Como o prefeito do século construiu uma reputação inabalável
Palco Compol 2A construção de reputação política sólida atravessa décadas, sobrevive a crises, resiste à logica do digital e transformou um politico em lenda viva.
Desafios contemporâneos do marketing político
Palco Compol 1Polarização, IA, novos comportamentos criando um cenário complexo que coloca a política em xeque e traz desafios que os profissionais de consultoria e marketing político precisam enfrentar.
Representatividade Periférica, Funk e Disputa Política: uma análise das eleições municipais de 2024 e os desafios pós-eleição
Palco Compol 2As eleições municipais de 2024 escancararam a disputa pela representatividade periférica na política e o papel estratégico da comunicação para mobilizar territórios populares. Nesta palestra no COMPOL 2025, analisaremos as campanhas que souberam dialogar com as periferias e o impacto do funk como ferramenta de engajamento político. Além disso, discutiremos os desafios pós-eleição, como o polêmico projeto "Lei Anti Oruam" e o cerco aos pancadões nas grandes cidades, explorando as tensões entre cultura, juventude e poder. A partir da realidade, mostraremos como a comunicação política pode fortalecer ou silenciar vozes periféricas no debate público.
CASE: Levanta Belém, Levanta - Igor Normando em Belém
Palco Compol 1Para mostrarmos que a cidade de Belém clamava por uma grande mudança, cansada do atraso, dos desmandos e da situação de abandono que a cidade vivia. Traduzimos isso num jingle vibrante, com ritmos locais, com ritmos paraenses, misturados à linguagem urbana e trazendo na letra o que as ruas da cidade, o que a cidade clamava por mudança. Levanta Belém, levanta. Igor é a mudança. E o refrão também trazia o conceito completo: Belém quer mudar no ritmo do Pará. Que era a tradução de que o nosso candidato à prefeitura de Belém fazia parte do mesmo grupo político do governador que está imprimindo no seu segundo mandato uma grande revolução no Pará. E o Pará está vivendo um ritmo muito intenso de transformações. Era um clipe que veiculava na televisão e nas redes sociais. E essa peça foi uma das mais importantes para que ele fosse reconhecido como o candidato que incorporava a mudança e a possibilidade da cidade voltar a crescer no mesmo ritmo que todo o Pará estava crescendo, que todas as outras cidades estavam crescendo. Só a capital estava vivendo um atraso. Igor venceu as eleições com 56% dos votos.
Manual incompleto do Marketing Político: o capítulo que falta ainda não foi escrito
Palco Compol 1Os grandes nomes do marketing político escreveram os primeiros capítulos dessa história — e colocaram o Brasil no mapa da estratégia política da América Latina e do mundo. Mas este ‘livro’ está longe de terminar. Agora, é hora de escrever as próximas páginas com ousadia, técnica e propósito. Esta palestra é um convite para quem quer deixar sua marca nos novos capítulos.
Gestão e manutenção de mandato parlamentar
Palco Compol 3Compartilhar minha trajetória da comunicação política à gestão de mandato no Senado Federal, abordando os desafios de liderar um gabinete e garantir resultados em um mandato de oito anos. Falar sobre a importância de uma gestão eficiente, com equipe estruturada, processos claros e comunicação estratégica. O objetivo da palestra é trazer uma visão prática de como a organização e comunicação sustentam mandatos e ajudam na construção de autoridade.
CASE: Renovar para transformar Guarujá – Como a comunicação reescreveu uma campanha
Palco Compol 1A eleição municipal de 2024 em Guarujá foi mais do que uma disputa eleitoral. Foi um exemplo de reinvenção política. A campanha de Raphael Vitiello para prefeito, com Fernando Peitola como vice, mostrou que mesmo sem vencer nas urnas, é possível sair maior do que entrou. Nesta palestra, vamos mergulhar nos bastidores de uma comunicação que começou enfrentando falhas, mas encontrou no reposicionamento e na construção de marca a chave para virar o jogo. Com pouco investimento em mídia tradicional, a estratégia apostou em conteúdo segmentado, presença digital inteligente e conexão verdadeira com as quatro regiões da cidade. O resultado? Dois vereadores protagonistas, 42 mil votos no primeiro turno e um salto para 67 mil no segundo, conquistando a confiança de mais 25 mil eleitores em poucas semanas. Um exemplo real de como posicionamento, narrativa e estratégia bem alinhada podem transformar uma campanha em um movimento.
Como construir uma marca forte para seu mandato
Palco Compol 1Governos e mandatos que não se comunicam, não fazem nada. É assim que o eleitor percebe. Portanto, é essencial construir uma agenda, um posicionamento e afirmar uma marca memorável e emocional para ser lembrado na hora da eleição.
Caso Pablo Marçal: Quando a inovação digital se converte em abuso de poder
Palco Compol 3Certamente, o caso mais ruidoso (e importante) relativo ao uso indevido de comunicação digital (nas redes sociais), durante as eleições municipais de 2024, foi protagonizado pelo então candidato a prefeito de São Paulo (Pablo Marçal). Tanto pelo efeito direto (e imediato) na sua estratégia de campanha eleitoral (suspensão de suas redes sociais), como em razão das consequências da estratégia utilizada para propagar o apoiamento nas redes sociais. As múltiplas implicações deste caso permitem com que possamos inferir diretrizes a orientar os profissionais de comunicação política sobre a utilização de “estratégias inovadoras” de amplificação da rede de apoiamento de candidaturas nas redes sociais.
Narrativa, presença e influência: como a comunicação segmentada fortalece a imagem pública
Palco Compol 1Nesta palestra, Rodrigo Bueno compartilha como a combinação entre dados, segmentação e comunicação estratégica pode transformar campanhas e mandatos em projetos políticos consistentes e com presença real nos territórios. A partir de experiências práticas em campanhas vitoriosas e na gestão de mandatos com alta aprovação, ele mostra como a comunicação deixa de ser acessório e passa a ser uma ferramenta de posicionamento, construção de reputação e fortalecimento da imagem pública.
Jurídico estratégico para as campanhas eleitorais. O cuidado começa no primeiro dia do ano!
Palco Compol 3Cada vez mais, a campanha eleitoral é antecipada com o acirramento da disputa. Com isso, o cuidado e a definição das estratégias jurídicas com outras áreas, são necessárias a fim de garantir segurança e êxito nas urnas.
DADOS + IDEIAS O match que levou a uma eleição recordista de votos
Palco Compol 1De 2016 a 2024: a história de como a união de informações mais a criatividade estratégicas levaram Eduardo Braide a um vitória com mais de 70% dos votos.
A cabeça do eleitor brasileiro
Palco Compol 3Aborda o comportamento do eleitor, sua visão de mundo, valores sociais e morais, relação com os meios de comunicação e tendência para eleição de 2026.
Como se destacar na disputa pela atenção do eleitor em um mundo hiperconectado por meio do branding político
Palco Compol 2A era da economia da atenção impôs novos e complexos desafios para quem produz conteúdo político. O eleitor, que antes se envolvia pontualmente com a política durante os períodos eleitorais, hoje participa ativamente do debate público nas redes sociais, todos os dias. Vivemos em uma sociedade em rede, como define Manuel Castells, em que os fluxos de comunicação deixaram de ser unidirecionais: todos passaram de receptores passivos a emissores e produtores de conteúdo. Nesse ambiente hiperconectado, marcado pela desintermediação e pela sobrecarga de informações, torna-se essencial desenvolver estratégias de branding político capazes de construir uma marca forte, gerar identificação com o eleitorado e conquistar atenção em meio ao ruído digital.
Cigarro não mata. Graças a Deus
Palco Compol 1Palestra sobre como a atenção e as estratégias para atraí-la e retê-la são importantes para todas as campanhas e candidatos e indispensáveis para quem não tem dinheiro e poder
Comunicação oficial x pessoal: até onde pode ir o assessor?
Palco Compol 2A comunicação tem transformado a arena política e aproximado políticos de seu eleitorado e da sociedade! Entretanto, a comunicação de campanha deve ser diferente da comunicação de mandato e não só quanto à estratégia, mas também quanto aos limites legais! Afinal, pode o assessor, marketeiro, estrategista e demais profissionais de comunicação contratados pelo poder público gerir as contas pessoais dos políticos? Pode haver collab entre as contas oficiais e pessoais? Descubra tudo isso comigo e, ainda, que você, profissional de comunicação, pode ser cada vez mais eficiente quando sabe as regras do jogo jurídico de maneira prática e as usa de forma inteligente, sem gerar multas e graves punições, para o cliente ou para si mesmo!
Do coração ao voto: a política que toca as pessoas
Palco Compol 1Em tempos de trends e padronização de conteúdos no digital, como conquistar o eleitor sendo você mesmo? O caminho para ser eleito passa por apresentar sua história de forma que crie identificação e conexão. Na era da intimidade virtual, essa é a única forma de conquistar o coração do eleitor.
Uma porta ou um espelho? O papel das redes sociais na mobilização eleitoral dos jovens
Palco Compol 3Com base num estudo nacional realizado em Portugal, esta talk analisa se as redes sociais são uma porta de entrada para a participação eleitoral jovem ou apenas um espelho que reflete padrões de envolvimento preexistentes.
Gerenciamento de crise: nem a prisão pode tirar sua eleição!
Palco Compol 2Como um bom planejamento pode ser fundamental no gerenciamento de crises em eleições e mandatos.
Escolas de partidos como estratégia eleitoral
Palco Compol 1"Você já ouviu falar das escolas de formação política dos partidos? Essas instituições não existem só para ensinar teoria—elas são uma peça-chave na estratégia eleitoral. Nesta palestra, vamos explorar como essas escolas ajudam a formar lideranças, espalhar ideias e, claro, ganhar eleições. Vamos falar de exemplos no Brasil e no mundo, entender como elas influenciam militantes e eleitores. Se você quer entender melhor como os partidos se organizam nos bastidores, essa conversa é para você!"
Hackeando a Bolha: como ocupar territórios adversários e mudar narrativas
Palco Compol 2Vivemos na era das bolhas: círculos cada vez mais isolados, algoritmos reforçando vieses e rejeição automática ao diferente. Mas e se fosse possível entrar em territórios adversários sem ser expulso? Nesta palestra, vamos explorar estratégias para furar bolhas, moldar percepções e influenciar públicos que, à primeira vista, nunca estariam dispostos a te ouvir. Utilizando um estudo de caso recente, que mudou os rumos de uma disputa acirrada, você verá como narrativas bem construídas podem atravessar barreiras e criar impacto onde menos se espera. Se você quer comunicar para além da sua bolha, essa palestra é pra você!
Entre mandato e gestão: O papel da comunicação na Administração Pública
Palco Compol 2Carol Poerner traz a vivência de quem atua há mais de uma década em campanhas e hoje comanda a comunicação de uma prefeitura em pleno crescimento. A palestra propõe uma conversa prática sobre como equilibrar estratégia, transparência e conexão com a população ao longo da gestão — mostrando que a comunicação pública vai muito além de divulgar ações: ela constrói confiança e deixa legado.
Inteligência Artificial
Palco Compol 2Desafiando Topázio: A narrativa que transformou 22% em capital político
Palco Compol 1Em uma eleição com cenário amplamente favorável ao atual prefeito, a campanha de Marquito em Florianópolis se destacou por sua capacidade de construir relevância e engajamento com autenticidade, estratégia e criatividade. Mesmo sem vencer nas urnas, a candidatura alcançou 22% dos votos e se consolidou como a principal referência de oposição na cidade. Nesta apresentação, o head de comunicação da campanha compartilha bastidores, mostra vídeos e estratégias que transformaram uma candidatura alternativa em um case de branding político — mostrando que, na era das redes, narrativa também é poder.
Estourando a bolha - como a esquerda pode se reinventar
Palco Compol 1Vou falar do diagnóstico acerca dos problemas do campo progressista e soluções para que quadros considerados progressistas consigam dialogar com a população em geral. Serão abordados casos de sucesso, números de pesquisas e possibilidades para o campo.
O Poder das Narrativas: Como dados e emoções criam protagonismo
Palco Compol 1O case Ferraço como ponto de partida para discutir como dados, leitura de cenário e conteúdo com método vencem a guerra da atenção, mesmo quando se tem 86 anos e os rivais dominam o digital. Porque relevância não se mede por idade, se constrói com método.
Além do diário: O poder das redes sociais na comunicação política
Palco Compol 2Rede social não é diário! E se você é do time que faz as redes de diário ou que posta só porque viu o outro postando, sem estratégia alguma, saiba que está passando da hora de evoluir. Entenda como utilizar as redes sociais de forma estratégica para se conectar com os eleitores e impulsionar seu mandato ou campanha.
Eu governador
Palco Compol 12026 será, se fato, a primeira eleição da era da Inteligência Artificial. Uma disputa onde as novas - e infinitas - possibilidades promovidas pela IA andarão lado a lado aos clássicos e antifrágeis pilares do Marketing Politico. Na palestra Eu Governador, vamos falar sobre o encontro desses dois mundos na prática, simulando uma campanha para o executivo estadual.
O impacto da Geração Z nas eleições: conexão, pertencimento e verdade
Palco Compol 3A Geração Z está redesenhando a forma como a política se conecta com as pessoas. Mais do que discursos prontos, essa geração exige verdade, representatividade e relações genuínas. Nesta palestra exclusiva, ministrada por Yolanda Prezentino — profissional da Young Mkt Político, fundadora da Young & Digital (empresa especializada em mentoria de comunicação para mandatos e gestão partidária), que percorre o Brasil ao lado da Fundação Podemos capacitando e treinando futuros candidatos — vamos explorar como os novos eleitores estão transformando a política e como representantes precisam construir pertencimento e confiança para conquistar essa geração que já está mudando o Brasil.
A era da intimidade chegou: conexões reais em tempos de exposição
Palco Compol 2Vivemos no tempo da superexposição, mas nunca estivemos tão famintos por verdade. Likes, curtidas e seguidores já não bastam: as pessoas querem sentir, pertencer, confiar. A era da intimidade chegou — e vai transformar a política, o marketing, as marcas e até os algoritmos. Nesta palestra, Marcello Natale mergulha no paradoxo de um mundo cada vez mais público e, ao mesmo tempo, mais exigente por autenticidade. Com cases reais e insights, ele mostra como construir relevância em um cenário onde audiência só se converte quando existe vínculo de verdade.
Inteligência Artificial para Governos e Mandatos: Dados, Decisão e Estratégia
Palco Compol 1Governos e mandatos geram e recebem uma enorme quantidade de dados: ouvidorias, redes sociais, pesquisas, contratos, atendimentos, serviços públicos etc. O desafio não é a falta de dados, mas consolidar, interpretar e agir com inteligência.
Para além dos gráficos e tabelas. Inovações na área da pesquisa
Palco Compol 3A apresentação destaca a necessidade de romper com o padrão de apresentação dos relatórios de pesquisa a partir do uso de novas tecnologias, análises estatísticas mais robustas e experimentos.
Criatividade com alma: Comunicação e propaganda na era da Inteligência Artificial
Palco Compol 2A inteligência artificial revolucionou a comunicação pública e a propaganda. Hoje, algoritmos escrevem, desenham, sugerem, refinam. Mas há algo que eles ainda não conseguem replicar: a alma humana que cria, interpreta e conecta. Nesta palestra, Cassio Ferreira — profissional com mais de 10 anos de atuação na comunicação pública, política e institucional — compartilha reflexões sobre o papel da criatividade na era da automação. Com uma trajetória que vai do marketing digital raiz à comunicação de grandes projetos públicos e políticos, e com experiências práticas que envolvem inovação em governos, campanhas e construção de marcas institucionais, Cassio propõe um olhar crítico e apaixonado: O que realmente diferencia o trabalho humano em tempos de IA não é apenas a capacidade técnica, mas o repertório, a curiosidade e a sensibilidade para entender pessoas, cenários e contextos. A palestra percorre desde memórias de faculdade até os desafios de liderar estratégias digitais no setor público, mostrando que, enquanto a tecnologia automatiza tarefas, o sentido, a narrativa e a emoção ainda são construídos por quem vive a comunicação de verdade. Uma conversa sobre criatividade, comunicação política, propaganda e o futuro da nossa profissão — onde a inteligência é artificial, mas a conexão precisa continuar sendo humana.
Toda campanha é igual. Toda campanha é diferente.
Palco Compol 1Estamos vivendo um dos momentos de maior transição na sociedade moderna, e as campanhas eleitorais não escapam dessa transformação. No entanto, em meio a tantas mudanças, precisamos lembrar: os princípios básicos de uma boa campanha continuam mais relevantes do que nunca. Vamos explorar como a confusão entre tática e estratégia tem custado vitórias importantes. Você vai entender por que, mesmo em tempos de inovação constante, a essência das campanhas permanece — e como saber separar o que é modismo do que realmente constrói uma vitória eleitoral. Venha refletir, se atualizar e fortalecer a sua visão estratégica para o futuro.
Confia. Agora é Brizola!
Palco Compol 3Como um posicionamento de comunicação fez renascer um dos principais nomes da história política brasileira.
Desafios e Conquistas: A Arte da Comunicação Institucional
Palco Compol 2Secretária de Comunicação da terceira maior cidade do Paraná, a palestra trata os desafios diários da boa comunicação institucional: gestão de equipe, comunicação interna e relacionamento com a imprensa.
Campanha Allyson Bezerra – Como o povo fez da verdade a melhor comunicação e construiu a maior vitória da história de Mossoró
Palco Compol 1"Não foi só uma campanha. Foi o reflexo de um povo que se viu representado. Um recado nas urnas que ficou na história. Allyson Bezerra venceu com mais de 113 mil votos (quase 80%) porque não falou só para o povo — falou como o povo. Nesta palestra, você vai conhecer o case de uma campanha que virou símbolo: nordestina na linguagem, criativa na forma, espontânea no conteúdo — e, acima de tudo, verdadeira na essência. Uma comunicação que não maquiou o candidato, mas revelou quem ele é. Que trocou promessas por presença, roteiro por sentimento. Uma história de identidade, emoção e pertencimento — que prova que quando o povo se vê na mensagem, ele transforma essa mensagem em vitória."
É culpa do Sarto: A estratégia que virou arma política, furou a bolha e derrotou o prefeito de Fortaleza
Palco Compol 3Em 2024, a campanha de André Fernandes à Prefeitura de Fortaleza quebrou a bolha política com uma estratégia ousada. O jingle “É culpa do Sarto” viralizou nacionalmente, catapultando André Fernandes ao segundo turno e deixando o prefeito Sarto em terceiro lugar no primeiro turno. Kawan Miranda, criador dessa estratégia impactante, vai revelar como a comunicação estratégica pode transformar um candidato improvável em favorito e mudar os rumos de uma eleição.
A propaganda na pré campanha
Palco Compol 2Percorrer as regras de pre campanha a partir do entendimento dos tribunais
Perfis do Brasileiro através de pesquisas qualitativas, características e estratégia para sua conquista
Palco Compol 1Sem generalizações, buscamos definir alguns perfis do eleitor brasileiro baseado em pesquisas qualitativas, e a partir daí criar estratégias de narrativas para a conquista destes perfis, se valendo de motes extraídos de pesquisas qualitativas medidas e reafirmada em pesquisas quantitativas.
A jornada emocional do candidato
Palco Compol 3O que se passa na mente de quem disputa uma eleição? Enquanto todos analisam estratégias e números, há um elemento esquecido no planejamento político: o estado psicológico do candidato. Crises emocionais comprometem campanhas inteiras e é preciso aprender a identificar, prevenir e explorar vulnerabilidades psicológicas no jogo eleitoral.
Nem tudo é pelo amor - Comunidade e reputação ditando as regras do jogo
Palco Compol 2Cases onde a reputação e a comunidade política pesaram muito mais do que a comunicação. Como vencemos uma campanha sem um post sequer, e como a comunicação não salvou uma campanha sem posicionamento e com reputação prejudicada. Ainda falarei de como os secretários podem arruinar um mandato excelente.
Transparência, Informação e Engajamento: os pilares para uma comunicação pública de sucesso
Palco Compol 1A palestra aborda a importância da comunicação pública como ferramenta essencial para fortalecer a participação da sociedade, gerar confiança e informar com qualidade no âmbito de órgãos públicos. Para isso, foca em três pilares fundamentais: transparência, informação e engajamento. O objetivo é mostrar como conseguir fazer uma comunicação de sucesso, que se torne referência para seu público e que consiga informar com qualidade.
Procura-se concorrentes
Palco Compol 1O mercado de Comunicação Política e Marketing Eleitoral tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, perdendo uma de suas principais características: a sazonalidade. De um lado, milhares de Políticos desesperados em busca de profissionais para cuidar de seus maiores patrimônios: suas imagens. De outro, milhares de assessores, profissionais e empresas de Comunicação e Marketing procurando uma maneira de conquistar uma fatia desse mercado bilionário, perene e crescente. Na minha palestra exclusiva para o Compol 2025 eu vou te mostrar que se organizar direitinho, dá certo pra todo mundo.
Pepe Mujica: Uma comunicação planejada e improvisada
Palco Compol 1Pepe Mujica, o líder político e ex-presidente do Uruguai recentemente falecido, estabeleceu uma forma de comunicação que enfatizava sua marca pessoal. Em que medida ela foi planejada e em que medida foi improvisada? Buscaremos responder a essa pergunta nesta conferência conduzida por Fabián Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência e consultor político especializado em media training.
Comunicação de mandato: Do planejamento ao conteúdo
Palco Compol 2A comunicação de um mandato político vai muito além das redes sociais. Nesta palestra, vou abordar as principais estratégias para construir uma comunicação eficiente e alinhada com os valores e objetivos do mandato. Desde o planejamento estratégico até a produção de conteúdo. Vamos discutir como organizar a comunicação dentro da rotina do mandato, definir prioridades, criar conteúdos que engajam e lidar com crises e imprevistos da "vida real" de um mandato.
O triplex que alugaram na sua cabeça: Como sair das meias verdades que o marketing político te vendeu para construir a sua própria estratégia
Palco Compol 1Se você já seguiu as "fórmulas" do marketing político e, ainda assim, não obteve os resultados esperados, esta palestra é para você. Você vai entender, de forma honesta, as meias verdades que te venderam e por que, na prática, elas nem sempre funcionam. Ao final, você terá mais clareza e ferramentas para construir uma comunicação política mais eficaz, autêntica e alinhada com sua realidade.
Cidades Inteligentes e engajamento digital: a nova fronteira da comunicação pública
Palco Compol 3Cidades Inteligentes e Engajamento Digital: a nova fronteira da comunicação pública Fernando Stern, Coordenador de Governo Digital e Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura de Niterói, traz uma visão prática e estratégica sobre como a transformação digital dos governos está revolucionando a comunicação pública. A partir da experiência premiada de Niterói, a palestra aborda como plataformas digitais, participação cidadã e cidades inteligentes estão redesenhando a relação entre Estado e sociedade. Um convite à reflexão sobre inovação, protagonismo do cidadão e o futuro da comunicação política nos ambientes urbanos.
A esquerda perdeu, mas venceu, na cidade bolsonarista
Palco Compol 2Mogi das Cruzes (SP) é uma cidade conservadora e bolsonarista, onde a esquerda nunca venceu, mas conseguiu a maior votação da história em 2020. Perdemos, mas fizemos história e decidimos o 2º turno.
Workshop: Construindo um discurso persuasivo
Sala de WorkshopsEvento com vagas limitadas. Inscrições gratuitas para participantes do evento, disponíveis a partir de 1º de junho.
CASE: Joaquim, a força da estratégia que quebrou a lógica - Mamanguape/PB
Palco Compol 1Com apenas 11% nas pesquisas quantitativas no inicio da campanha Joaquim, representante do grupo situacionista, enfrentava um tradicional político local, que tinha expressivos 54% e um histórico de vitórias. Mas, por trás dos números, havia algo maior: o sentimento coletivo por continuidade, mas com gás novo. Joaquim virou o jogo e venceu com a maior votação da história de Mamanguape. Um case emblemático de virada estratégica alinhada ao sentimento e desejo do eleitor.
Entre algoritmos e votos: A nova guerra eleitoral nos dados
Palco Compol 2Uma imersão no universo digital onde campanhas políticas, redes sociais e big data se cruzam. Com base em análises de milhões de dados coletados ao longo de eleições recentes no Brasil, a palestra apresenta como os algoritmos moldam percepções, influenciam votos e criam bolhas de engajamento que podem distorcer a realidade política. Alek Maracajá, autor do livro Brasil Digital nas Entrelinhas da Polarização Política, revela bastidores da guerra invisível por atenção e voto no ambiente online, discutindo estratégias de monitoramento, manipulação emocional, engajamento forçado e as novas fronteiras éticas do marketing político digital.
O WhatsApp como ativo estratégico: Atendimento, transparência e eficiência na comunicação pública
Palco Compol 2Prefeituras, autarquias ou governos, mostraremos que o canal pode ser um vetor de prestação de serviços, comunicação institucional e melhoria na experiência do cidadão
O anti-case
Palco Compol 1O que aprendi com os tropeços, derrotas e com os fracassos que eu vi, vivi e convivi ao longo do marketing político.
Sexy sem radicalizar: estratégias para políticos moderados
Palco Compol 2Em um ambiente cada vez mais radicalizado, políticos que não se identificam os lados da polarização patinam para conseguir comunicar suas ideias e engajar pessoas em seu mandatos. Aprenda estratégias e táticas para que políticos de perfil moderado se tornem realmente atraentes e consigam construir suas comunidades de apoiadores, com base no case da vereadora Marcela Trópia, de Belo Horizonte (MG). Sem depender de trends vergonhosas, saiba como chamar atenção no digital e criar estratégias de mobilização que transformam seguidores em apoiadores e votos.
Entre likes e haters: o preço (e o prêmio) de se posicionar. Como o conteúdo autêntico e a polarização fortalecem a sua base
Palco Compol 2Trabalhar com Luciano Hang, um dos empresários mais populares (e polarizados) do Brasil, me ensinou uma lição poderosa: quem tem coragem de se posicionar constrói mais do que engajamento — constrói comunidade. Nesta palestra, compartilho aprendizados da minha trajetória no marketing. Em um cenário em que o eleitor busca autenticidade e verdade, ainda vemos muitos candidatos — principalmente nas cidades do interior — com medo de se posicionar. E esse medo cobra um preço alto: espaço, votos, engajamento.... Vamos falar sobre o poder do conteúdo orgânico, da coragem de ser real e da força estratégica de se posicionar — sem tentar agradar todo mundo. Porque, no fim das contas, quem tenta agradar a todos, não agrada ninguém.
A Prefeitura mais seguida do mundo: Como fazer política sem ser político
Palco Compol 3Como a Prefeitura de Salvador, que ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram, construiu uma marca de conexão com o cidadão e transformou o prefeito em uns dos mais bem avaliados do Brasil sem falar de política
O comportamento do eleitor brasileiro sob a ótica da religiosidade.
Palco Compol 1A maior mudança social brasileira desde a redemocratização se deu do ponto de vista religioso. O Brasil, conhecido por ter sido durante décadas o maior país católico do mundo, caminha a passos largos para ter uma maioria evangélica. Essa transformação social impacta diretamente na maneira como o brasileiro lida com as mais variadas questões do cotidiano e, evidentemente, no olhar para a política e para o voto.
CASE: Serra Talhada/PE, prefeita reeleita Márcia Conrado
Palco Compol 1Na eleição de 2024, Márcia Conrado enfrentou liderança política tradicional e foi reeleita prefeita de Serra Talhada com uma votação histórica. Com a campanha “Márcia, a Força do Trabalho”, se consolidou como liderança independente, um case de superação, estratégia e vitória.
Campanha Permanente
Palco Compol 1Campanha começa no primeiro dia de gabinete. Essa história é antiga, mas nem sempre foi seguida. A lógica das redes tornou isso mais real.
O segredo do fracasso
Palco Compol 3É fácil contar histórias que deram certo, principalmente quando o profissional tem 33 campanhas e 25 vitórias. Porém, os maiores aprendizados podem vir exatamente dos insucessos, especialmente se eles tiverem significado grandes vitórias políticas. Nesta palestra, o consultor Bruno Oliveira fará uma exposição sobre os sinais que devem ser observados para evitar uma derrota eminente.
Media Training 5.0
Palco Compol 2Como treinar uma comunicação empática e autêntica.
Painel Eleja.se
Palco Compol 2CASE: do zero ao topo, a campanha que marcou o sertão paraibano - Dr. Azif Lemos em Itaporanga/PB
Palco Compol 1Em apenas 10 minutos, você vai conhecer os bastidores de uma campanha que nasceu improvável e se tornou referência. Sergio Almeida, com 13 anos de experiência em marketing político, apresenta o método que transformou um pré-candidato desconhecido no vencedor de uma das disputas mais simbólicas da Paraíba em 2024. Não foi sorte. Foi DADOS, ESTRATÉGIA e MUITO TRABALHO. Uma estratégia ousada que uniu adversários históricos, inverteu expectativas e surpreendeu até os mais experientes. Você vai conhecer os pilares de um método que colocou a inteligência do marketing político em ação, com leveza, precisão e resultados concretos. Se você atua com política, comunicação ou liderança, essa apresentação foi feita pra você.
RenovaBR: Comunicação sob a ótica dos candidatos
Palco Compol 1Mediação: Davi Abreu - Gerente de Relacionamento Estratégico do RenovaBR - Lohanna França - Deputada Estadual / MG - João Viana - Vereador de São Bernardo do Campo / SP - Jefferson Cezarolli - Vereador de São Vicente / SP
Vencer é conectar!
Palco 1Apresentação das cases vitoriosas da agência MLCom em dois estados em diferentes, e explicação das estratégias de conexão que levaram aos resultados positivos nas cidades do Guarujá, Guaratinguetá, Cubatão no estado de São Paulo e Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro. Vamos falar sobre conteúdo, digital e off-line, objetivos, alinhamento com candidatos e como foi tocar todos processos com várias equipes.
O que pode mudar com o Novo Código Eleitoral?
Palco 3Descubra as principais novidades que estão sendo discutidas no Congresso Nacional, sobre o projeto de Novo Código Eleitoral que unificará todas as regras das eleições, de propaganda eleitoral ao abuso de poder
Planejamento Estratégico Aplicado: mandatos e campanhas eleitorais
Palco 2Qual a importância do planejamento estratégico num contexto cada vez mais veloz, incerto, complexo, ambíguo, frágil, ansioso e incompreensível? Se é difícil fazer previsões de longo prazo, faz sentido falar em planejamento estratégico? Este tem sido um paradoxo cada dia mais polêmico, porém, com base em mais de três décadas de experiência e atuação em planejamento de mandatos e campanhas eleitorais e em acompanhamento dos processos de mudança do mundo digital, pode-se afirmar que neste contexto o planejamento estratégico é ainda mais necessário para buscar equilíbrio, foco, propósito e sintonia com o futuro que emerge, para você não ficar perdido ou ser banido do jogo. Trabalhamos com metodologias ágeis para facilitar a operacionalização e evitar que você caia em círculos viciosos. Buscamos integrar o tempo político com respostas rápidas, atenção às contingências, acompanhamento, flexibilização e ajustes permanentes, sem perder o foco estratégico de longo prazo. Além do aporte teórico atualizado, na prática, buscamos utilizar as novas tecnologias digitais para fazer diagnóstico, medir resultados e indicadores, e construir desenhos estratégicos inovadores, usando as ferramentas mais adequadas para os objetivos esperados. Se você tem boas ideias, já sabe fazer e liderar suas equipes, então já sabe do que estamos falando e terá grande aproveitamento com a nossa apresentação.
Levanta Belém, Levanta! Essa a gente ganhou no grito!
Palco 1A importância de estar absolutamente atento aos sinais das ruas da cidade em todas as suas camadas. De saber captar o grito que nasce daí. E saber interpreta-lo e traduzi-lo. E transformá-lo num potente chamamento ao voto.
Mobilização não é algoritmo
Palco 2Não se automatiza afeto, nem se programa confiança. Em um mundo de métricas e cliques, é preciso lembrar: quem engaja são pessoas, não sistemas. O algoritmo pode até alcançar, mas só o humano conecta. Nesta palestra, Noeli Becker apresenta as estratégias implementadas pelo Solidariedade Rio de Janeiro, partido que mais tem crescido no Brasil.
Robô também é gente. Mobilização na era da IA e da automação
Palco 1Robô bom é robô que mobiliza. Mobilização ainda é sobre pessoas, mas não é só com elas que se cria um movimento e uma comunidade em torno de um projeto político ou institucional. O uso estratégico das ferramentas de IA vão impulsionar sua mobilização e criar ainda mais conexão com as pessoas. Contraditório? Eu provo que não e você vai me agradecer.
A fórmula do vídeo político viral
Palco Compol 2Após analisar centenas de vídeos políticos virais, identifiquei um padrão que explica o sucesso de todos eles. Nesta palestra, vou revelar os 4 elementos do vídeo político viral.
Do terno ao trending topics: Como o vestir político conquista o território digital
Palco Compol 1Guerra dos Bonés, meias do Alckimin, Chapéu da Melania, Terno do Trump no funeral do Papa, chapéu Panamá do Lula, terno de Janja na posse. Por que essas roupas e acessórios tomaram conta dos debates nas redes sociais e fizeram todo mundo falar dessas lideranças políticas? A neurociência ajuda a explicar a importância de se trabalhar a imagem de forma estratégica como ferramenta de Buzzmarketing nas plataformas digitais. Entender essas tecnicas é um diferencial na vida de qualquer profissional de comunicação política.
Inovação no legislativo
Palco Compol 2A nova era da comunicação entre o cidadão e o Legislativo: através de um aplicativo moderno e acessível, a população está mais próxima do poder público do que nunca. Transparência, informação na palma da mão e escuta ativa em tempo real. Uma atualização necessária que transforma tecnologia em cidadania.
Palestra Magna - Em breve
Palco CidadesNeopopulismo e a política do espetáculo na era digital
Palco Compol 1Os políticos que atualmente dominam a comunicação política digital, no sentido de influenciar e moldar a opinião pública, recorrem a estratégias do neopopulismo e à espetacularização dos discursos políticos. O uso desses recursos tem contribuído para vencer a disputa pela atenção e influenciar.
Votos sem rótulos: O case do Deputado Delegado Olim (SP) na contramão de um Brasil polarizado
Palco Compol 3Em um cenário estadual marcado pelo embate Lula vs. Bolsonaro, como enfrentamos o desafio de resgatar a comunicação de um mandato que vinha cedendo espaço à extrema-direita; com candidato, embora conservador, não mencionando o ex-presidente Jair Bolsonaro em nenhum material de campanha ou discurso. Nesta palestra conto como reunimos uma equipe enxuta e conseguimos nos destacar em meio à polarização extrema, recuperando o diálogo de centro, que parecia não ter vez naquela eleição, e conquistando 40 000 votos a mais em relação à eleição anterior.
Reputação na política: O valor das marcas humanas
Palco Compol 2Em um mundo onde a política e a comunicação caminham sob intensa vigilância social, reputação não é mais um acessório de campanha — é patrimônio vital. Nesta palestra de 30 minutos, vamos refletir sobre como reputação, trajetória e confiança estão profundamente entrelaçadas. Exploraremos por que a reputação não se manipula, mas se conquista; como a interpretação sincera dos erros fortalece a credibilidade; e por que as narrativas políticas só geram confiança quando espelham atitudes reais. Vamos discutir ainda o papel central da percepção social, a impossibilidade de ações neutras na vida pública e o poder da transparência imperfeita como nova base para relações genuínas. Mais do que boas mensagens, o desafio contemporâneo é viver histórias que mereçam ser contadas — e reconhecidas.
Entre o analógico e o digital : o falso “silêncio” das ruas diante do excesso de “gritos” nas redes
Palco Compol 1Uma reflexão sobre os 4S da vitória em um case de sucesso, a mobilização como a principal estratégia, pois devemos buscar o eleitor e não o voto.
Vitórias que começam no papel: Como o planejamento estratégico venceu 5 campanhas em Alagoas
Palco Compol 3Vencer uma eleição começa muito antes da campanha ir às ruas — começa com estratégia. Nesta palestra, Lore Monteiro compartilha os bastidores e aprendizados por trás de cinco campanhas majoritárias vitoriosas em Alagoas. Com uma abordagem direta e prática, Lore apresenta como um planejamento bem estruturado — alinhado a leitura de cenário, diferenciação narrativa e ritmo de execução — foi essencial para construir narrativas vencedoras, engajar eleitores e consolidar lideranças. Um convite para pensar em estratégias com propósito.
Loucura na terra de Aparecida
Palco Compol 2A ideia é contar como foi a eleição de Zé Louquinho (2024) para a Prefeitura de Aparecida/SP, destacando contrastes entre seu partido e sua visão politica, alem dos sentimentos envolvidos na relação entre o povo e o candidato.
Primeiro o eleitor empatiza, depois se justifica: o exemplo da eleição de SP em 2024
Palco Compol 1Uma ideia fundamental do marketing político é que argumentos raramente conquistam votos — eles servem mais para os eleitores justificarem uma decisão que já tomaram. A ciência cognitiva explica por que isso acontece: nossa razão evoluiu para convencer os outros, não para buscar a verdade. Na palestra, vamos explorar como a eleição municipal de São Paulo em 2024 ilustra esse fenômeno. Após simpatizar com um candidato, o eleitor passa a defendê-lo mesmo que isso signifique contrariar suas próprias bandeiras.
Não há mito sem rito
Palco Compol 3Toda liderança forte nasce de símbolos, gestos e rituais. Esta palestra revela como transformar um candidato comum em uma figura simbólica — com imagem, presença e rituais que conectam com o imaginário coletivo.
Quem vê post, não vê corre: como sobreviver ao caos entregando conteúdo bom, estratégico e com identidade
Palco Compol 2Entre memes, roteiros de última hora, IA como estagiário e vídeos feitos no carro, a gente fala sério sobre criatividade, estratégia e sobrevivência no caos político. De forma leve e bem-humorada trazer dicas práticas, referências clássicas que ainda funcionam, e mostra como a assessoria pode ser menos sobre apagar incêndios e mais sobre construir presença com verdade, propósito e criatividade. É conteúdo de bastidor, sem filtro, pra quem transforma o invisível em comunicação que engaja.
Muito alem do marketing: Como vencer na nova era eleitoral
Palco Compol 1Em um cenário eleitoral cada vez mais dinâmico e fiscalizado, a comunicação política precisa ser pensada de forma integrada — do jurídico ao digital. Uma visão prática e atual sobre como conectar legalidade, estratégia e influência.
Ganhei a eleição. E agora?
Palco Compol 3Durante a campanha, aquele foco enorme em comunicação. Ela é reconhecida como um dos pilares de uma estratégia vencedora. Eleição ganha, comemoração, festa e a lua-de-mel até a posse. E depois? Como manter o foco estratégico da comunicação? Como conectar as plataformas da campanha vencedora com o governo? É um novo momento, que exige planejamento, ação coordenada e muita, muita disciplina e persistência para manter o controle da pauta e da narrativa. Vamos falar sobre como fazer isso. E vencer mais essa batalha.
Eleição em Movimento
Palco Compol 2Nesta apresentação, o head de comunicação da campanha compartilha bastidores, mostra vídeos e estratégias que transformaram uma candidatura alternativa em um case de branding político — mostrando que, na era das redes, narrativa também é poder.
O anticandidato e a espetacularização da política
Palco Compol 1A dificil tarefa dos candidatos e candidatas de acompanhar o perfil do eleitor que se transforma a cada eleição. Os contrastes entre os perfis de candidatos analógicos e digitais, usando exemplos de personagens clássicos.
Três vitórias, uma lógica: O poder da pesquisa nas campanhas dos prefeitos de João Pessoa, Maceió e Petrolina.
Palco Compol 3Nesta palestra, será apresentado como o uso estratégico de pesquisas eleitorais se mostrou decisivo para as vitórias de Cícero Lucena (João Pessoa), JHC (Maceió) e Simão Durando (Petrolina). A partir da análise de dados quantitativos e qualitativos, as campanhas foram capazes de ajustar discursos, posicionamentos, agendas de campo e estratégias de comunicação digital com precisão cirúrgica. Serão discutidos: * Os principais indicadores que nortearam as decisões políticas em cada cidade; * A adaptação da linguagem e das promessas de campanha ao sentimento local do eleitor; * O papel das pesquisas no mapeamento de territórios eleitorais, definição de públicos-alvo e testes de imagem; * E como a escuta contínua do eleitor através do tracking diário foi essencial para responder a crises e reforçar atributos de confiança, competência e empatia nos candidatos. Mais do que diagnósticos, as pesquisas se consolidaram como bússolas estratégicas para campanhas inteligentes, eficientes e vitoriosas.
Criciúma: o uso de dados e a grande virada na eleição mais estadualizada da história
Palco Compol 2As eleições para prefeito de Criciúma em 2024 tiveram tudo (e mais um pouco) que se espera de uma boa eleição: polêmicas, virada inusitada, prisões e até troca de candidato durante a pré-campanha. Saiba como a utilização correta de dados ajudou a criar uma vitória improvável na eleição mais estadualizada da história de Criciúma.
Cerimônia de Encerramento: Summit Cidades
Palco CidadesRicardo Amorim
Palco CidadesDecisão é sentimento: Como emoção, carisma e poder simbólico conquistam eleições
Palco Compol 1Na política, decidir é sentir. O Marketing Político tem como ponto central a disputa da atenção do eleitor, exigindo dos profissionais a compreensão não apenas das ferramentas de comunicação, mas também das dinâmicas psicológicas e filosóficas que influenciam a tomada de decisão. A palestra vai apresentar como emoções, carisma e o poder simbólico influenciam na tomada de decisão e como criar essas conexões. Com base em Weber, Bourdieu, Kahneman e Haidt, e usando os casos práticos das campanhas de Yan Lopes, prefeito eleito de Caçapava/SP em 2024, e Marina Helena, candidata do NOVO a prefeitura de SP em 2024, vamos debater sobre como transformar essas teorias em estratégia emocional. Uma imersão no cérebro do eleitor para quem quer conquistar o coração dos eleitores.
Hackeando 2026: os códigos invisíveis da estratégia vitória
Palco Compol 3O desafio da continuidade é emocional
Palco 2Mais difícil do que vencer uma eleição é construir alguém que vença no seu lugar. A sucessão política carrega não só estratégias de marketing, mas também sentimentos profundos: medo da perda de poder, apego ao protagonismo, dúvida sobre a lealdade do sucessor e a necessidade de transformar liderança em legado. Nesta palestra, vamos explorar os bastidores emocionais da continuidade política e como o marketing pode atuar nesse campo invisível que define vitórias e derrotas.
O perigo de ganhar e não levar
Palco Compol 2Em um cenário cada vez mais judicializado, é imprescindível que o candidato e sua equipe de comunicação conheçam as regras da legislação eleitoral - seja para evitar o uso de recursos importantes da campanha no pagamento de multas, seja para garantir que, mesmo após obter os votos necessários para se eleger, não haja o risco de cassação do registro ou do diploma.
Como ganhar o coração do cidadão versus gestão de crises 5.0
Palco Compol 1Os novos prefeitos e prefeitas já percorreram quase um semestre de seus mandatos. Mas, após terem ganhado os corações dos eleitores nas urnas, estão conseguindo a mesma eficiência com o cidadão? Como fazer isso? Além disso, os gestores públicos e suas equipes precisam estar preparados para as crises ao longo desta jornada. Quais são os desafios para este momento de gestão de crises 5.0? Estes serão os pontos abordados durante a apresentação.
Jader França
Palco Compol 3Tudo que você sempre quis saber sobre a política (mas nunca ousaram te contar)
Palco Compol 2Atenção, estrategistas, políticos e comunicadores: preparem-se para desvendar o segredo que separa os vencedores dos perdedores no implacável campo de batalha eleitoral! Em tempos de polarização, onde a desinformação obscurece a verdade, o veterano marqueteiro Marcelo Senise, autor de "A Delicada (ou não) Arte da Desconstrução Política", revela como a inteligência artificial potencializa e torna mais assertiva essa arte, transformando dados em poder e expondo as narrativas falaciosas que manipulam o eleitorado. Descubra como dominar a desconstrução para conquistar a vitória em qualquer pleito eleitoral e como blindar seu mandato contra ataques, fake news e falácias, garantindo a estabilidade e o sucesso do seu projeto político, trazendo luz à escuridão da desinformação. Esta palestra é um chamado para quem busca a estabilidade e a longevidade na política, e quer dominar o futuro da comunicação! Não perca a chance de se tornar um mestre na arte da desconstrução política e redefinir o futuro de seus projetos!
A importância do "localismo" no jornalismo e na comunicação
Palco Compol 2CASE: Rodrigo Manga e o segredo do “Politretenimento”: O prefeito que hackeou o engajamento
Palco Compol 1“Politretenimento” pode parecer apenas um nome criativo até você entender como essa mistura ousada entre política e entretenimento levou Rodrigo Manga ao topo do engajamento nacional. Nesta palestra, você vai conhecer os bastidores de uma estratégia construída com coragem, planejamento e riscos. Uma combinação que tem potencial para transformar o jeito de fazer campanha nas próximas eleições.
Workshop: Whatsapp, de A a Z, da organização dos contatos ao relacionamento.
Sala de WorkshopsCompartilhar como o uso do aplicativo mais popular do Brasil com estratégia pode fazer a diferença na construção de relacionamento de lideranças políticas e de órgãos públicos. Mostrei como a desorganização dos contatos, a maioria não salvos, pode comprometer a assertividade da comunicação pelo WhatsApp e dificultar à construção de um relacionamento genuíno com os cidadãos. Mostrei o método de salvamento de contatos que facilitará a gestão de um projeto de Whats público e mostrarei exemplos de como o uso das principais funcionalidades gratuitas do WhatsApp fortalecem relações e podem se transformar em votos em ano eleitoral. Com insights reais e dicas aplicáveis, o conteúdo a ser compartilhado contribuirá para transformar o uso do WhatsApp em uma central de resultados, com aquele toque humano que fideliza e mobiliza pessoas.
Voto, razão e paixão: o que define uma campanha profissional?
Palco Compol 1A palestra de Aline Bezerra e Glauco Rojas promete explorar um tema crucial no contexto das campanhas eleitorais contemporâneas: a interseção entre voto, razão e paixão e como esses elementos definem uma campanha profissional. A pergunta central que eles propõem — qual é a fronteira entre militância, fanatismo, ideologia e convicções pessoais na condução profissional de campanhas eleitorais? — reflete os desafios atuais de um cenário político marcado pela polarização e pela influência das emoções nas decisões dos eleitores.
Os desafios da eleição municipal em São Mateus do Maranhão
Palco Compol 3Política para emocionados
Palco Compol 1Como os sentimentos, como medo, esperança, indignação, amor, raiva e empatia — moldam profundamente o comportamento eleitoral no Brasil. Analisa-se o impacto das emoções no processo de decisão política, na formação de identidades partidárias, no engajamento cidadão e na dinâmica das campanhas eleitorais.
Ideias para adiar o fim da comunicação política
Palco Compol 3A comunicação política vive um processo de criação de ausência. O advento das ferramentas digitais está transformando de maneira indelével o fazer desse campo de atuação. E não é só para melhor. Estaríamos caminhando para o fim da comunicação política?
Neuropersuasão: a arma secreta das campanhas vencedoras
Palco Compol 2Uma campanha eleitoral acontece em um período curto de tempo. Cada interação, cada discurso, cada debate representa uma oportunidade única de conquistar votos e influenciar decisões. As últimas eleições no Brasil e nos Estados Unidos, assim como a disputa pela prefeitura de São Paulo, deixaram claro que a estratégia persuasiva é uma ferramenta extremamente poderosa. Em um cenário onde outsiders políticos podem alcançar o poder, fica evidente que a comunicação eficaz não depende apenas de experiência ou tempo de carreira, mas da capacidade de criar conexão e gerar influência. A palestra traz a ciência para dentro desse ambiente altamente competitivo e inconstante. Quem compreende os princípios da neuropersuasão se torna mais influente e persuasivo, saindo na frente na disputa eleitoral.
O Poder Legislativo e o novo centro de gravidade: Como o orçamento redesenha a governabilidade no Brasil
Palco Compol 2O avanço do Poder Legislativo sobre o ciclo orçamentário vem redefinindo os contornos da governabilidade no Brasil. Em meio a esse processo, a inteligência artificial surge como ferramenta estratégica de análise, previsão e controle, adicionando uma nova camada de complexidade técnica à disputa institucional pelo orçamento.
CASE: Siqueira Bem! A vitória de Palmas - Siqueira Campos
Palco Compol 1O que você faria se tivesse 10 minutos pra fazer da sua palestra um hit? É mais difícil do que ter 4% em intenção de voto, 30 segundos de tv e nenhum apoio político? Vencemos a campanha quase impossível de Eduardo Siqueira Campos em Palmas. Agora é a vez de fazer história em tempo recorde no Compol!
WhatsApp na política: Erros e acertos de quem tem usado.
Palco 1Como o Whats App foi usado nas ultimas eleiçoes? Como está sendo usado nos mandatos? Quais são as estratégias que melhor tem aproveitado a ferramenta e que não tem funcionado. Iremos falar sobre pontos fortes e fracos, oportunidades e estratégias, dos usos que tem sido dado para o whats app e dicas para candidatos e politicos usarem o que é a maior rede social hoje no Brasil.
Storytelling - a arte de contar histórias inesquecíveis no mundo da política
Palco Compol 3Wagner Bezerra desvenda os segredos do storytelling, a arte de contar histórias inesquecíveis no mundo da política, com a apresentação de cases memoráveis e campanhas eleitorais que marcaram época. Profissional com mais de 36 anos de atuação em times de criação, tem uma carreira consolidada em coordenação de campanhas eleitorais e projetos de comunicação governamental de agências de referência e equipes de comunicação em todo o país.
CASE: A campanha que revolucionou Laranjeiras - Juca de Bala
Palco Compol 1Comunicação Direta, Resultado Real Uma abordagem inovadora de comunicação política que vai além do tradicional e aposta em uma conexão verdadeira com as pessoas. Humor, cultura pop, linguagem popular e identidade local são utilizados de forma estratégica para construir campanhas autênticas, próximas do eleitor e com alto poder de mobilização. Mais do que convencer, é sobre criar vínculo. Mais do que comunicar, é sobre gerar movimento.