
Ricardo Amado
Estrategista político
Como profissional de marketing político, atuando há trinta anos, trabalhou em campanhas majoritárias no Brasil, na América Latina, América Central, África e Portugal.
Destaque para a eleição de José Manuel de la Sota, governador da província de Córdoba - Argentina em 2003, Danilo Medina presidente da Republica Dominicana em 2012, a reeleição de Pedro Passos, primeiro-ministro de Portugal, 2015, e a vitória de Hélder Barbalho, governador do Pará, em 2018.
Nas eleições municipais de 2020 venceu em cinco importantes cidades do Norte e do Nordeste. Diretor Regional Centro-Oeste do Camp, Clube Associativo dos Profissionais de Marcketing Político.
Eleito em 2021 como o Melhor Consultor Político em Língua Portuguesa pelo Napolitan Victory Awards, premiação concedida pela Whashington Academy of Political Arts and Sciences.
Em 2022, reeleição de Helder Barbalho, o governador mais bem votado do país e o primeiro a ser eleito em primeiro turno na história do Pará. Eleição de Beto Faro senador, pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2023, a campanha de reeleição do governador Helder Barbalho conquista seis ouros e duas pratas no terceiro Prêmio Camp da Democracia.
A campanha que elegeu Beto Faro senador do Pará também conquista ouro. Em Washington (EUA), a campanha de Helder Barbalho vence na categoria de Melhor Campanha Eleitoral do Ano e também conquistou o título de Melhor Jingle no prêmio Napolitan Victory Awards, considerado o Oscar do marketing eleitoral.
Além disso, Ricardo desta vez teve seu nome entre os cinco melhores consultores políticos da América Latina e Espanha. Em 2023, pelo segundo ano, apareceu na lista Compol 100 da revista americana Washington Compol, uma das maiores publicações especializadas em comunicação política do mundo, com um dos 100 mais influentes profissionais da área.
Em 2024, elege os prefeitos Dr Furlan, o mais bem votado do país, em Macapá e Igor Normando, em Belém.
Apresentador do case "Levanta Belém, Levanta".
Prefeito eleito Igor Normando.
All Sessions by Ricardo Amado
Levanta Belém, Levanta! Essa a gente ganhou no grito!
Palco 1A importância de estar absolutamente atento aos sinais das ruas da cidade em todas as suas camadas. De saber captar o grito que nasce daí. E saber interpreta-lo e traduzi-lo. E transformá-lo num potente chamamento ao voto.
CASE: Levanta Belém, Levanta - Igor Normando em Belém
Palco Compol 1Para mostrarmos que a cidade de Belém clamava por uma grande mudança, cansada do atraso, dos desmandos e da situação de abandono que a cidade vivia. Traduzimos isso num jingle vibrante, com ritmos locais, com ritmos paraenses, misturados à linguagem urbana e trazendo na letra o que as ruas da cidade, o que a cidade clamava por mudança. Levanta Belém, levanta. Igor é a mudança. E o refrão também trazia o conceito completo: Belém quer mudar no ritmo do Pará. Que era a tradução de que o nosso candidato à prefeitura de Belém fazia parte do mesmo grupo político do governador que está imprimindo no seu segundo mandato uma grande revolução no Pará. E o Pará está vivendo um ritmo muito intenso de transformações. Era um clipe que veiculava na televisão e nas redes sociais. E essa peça foi uma das mais importantes para que ele fosse reconhecido como o candidato que incorporava a mudança e a possibilidade da cidade voltar a crescer no mesmo ritmo que todo o Pará estava crescendo, que todas as outras cidades estavam crescendo. Só a capital estava vivendo um atraso. Igor venceu as eleições com 56% dos votos.