
Jorge S. Barnés 🇪🇸
Doutor Honoris Causa pela Universidade Columbia do Paraguai. Doutor em Comunicação Política pela Universidade Pontifícia de Salamanca (2004).
Presidente da Instituição Educacional de Análise, Liderança, Estudos Políticos e Humanismo (ALEPH) desde 2022. Vice-presidente da Associação Internacional “Reflexão Democrática” desde 2022. Membro do Conselho Educacional do Plano de Desenvolvimento Mundial desde 2024.
Integra o Fórum Internacional de Doha (Qatar) desde 2018, o Al-Rafidain Center for Dialogue (Iraque) desde 2022, o Conselho Diretivo da Associação Espanhola de Comunicação Política desde 2020 e a Associação Latino-Americana de Consultoria Política desde 2010. Atua como observador internacional em processos eleitorais na Colômbia, Equador e Panamá.
Foi diretor do Centro Internacional de Governo e Marketing Político (CIGMAP) entre 2014 e 2022. Exerceu o cargo de decano da Faculdade de Comunicação da Universidade Camilo José Cela de Madri, Espanha (2015–2019), e de vice-decano da Faculdade de Jornalismo da Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha (2008–2010).
É diretor do Mestrado em Assessoria de Imagem e Consultoria Política da UCJC desde 2007; foi diretor do Mestrado GovTech em Governo e Tecnologia da UCJC (2019–2022) e do Mestrado em Liderança Global e Marca Pessoal da UCJC (2020–2021).
Doutor credenciado pela ANECA, com atuação em universidades privadas como professor contratado doutor e professor auxiliar doutor. Foi reconhecido com dois Victory Awards (Nova York e Washington).
Doutor em Comunicação Política pela Universidade Pontifícia de Salamanca e Doutor Honoris Causa pela Universidade Columbia do Paraguai, é membro do Conselho Educativo do Plano de Desenvolvimento Mundial e especialista na criação e análise da imagem de políticos e instituições.
Atua como professor convidado em diversas universidades internacionais, entre elas a George Washington University, Florida International University, UTH Florida University, Universidade San Francisco de Quito, Universidade Católica da Argentina e Universidade Columbia do Paraguai, além de diversos programas de pós-graduação na Espanha.
Autor de 12 livros e dezenas de artigos na área de comunicação política e marketing eleitoral. É analista político em períodos eleitorais para diversos meios de comunicação espanhóis, europeus e latino-americanos, diretor de várias teses de doutorado e membro de numerosas associações ligadas à comunicação política.
