O jornalista e publicitário, Dudu Godoy, é o mais novo palestrante confirmado no Compol Brasil 2025. Ele retorna ao maior evento de comunicação política do Brasil para a palestra “IA para governos e mandatos. Como a IA pode ajudar na gestão política”.
Dudu soma 41 anos de experiência profissional, sua primeira atividade em comunicação foi em 1982, em Campinas (SP), nas eleições municipais. É hoje, sem dúvida, um dos profissionais mais experientes em estratégias de comunicação pública do Brasil. São mais de 50 contas públicas atendidas em todo o Brasil, além de dezenas de contas privadas ao longo de sua carreira. É especialista em marketing pela Escola Trevisan. É mestre pela George Washington University (GWU) em The Political Management. Ministra palestras na George Washington University (USA), Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Universidad del Caribe (República Dominicana), entre outras. Foi diretor-presidente da maior agência de comunicação do interior do Brasil, segundo o Meio & Mensagem, a PG Comunicação. Em 2002, assumiu a presidência da QUÊ Comunicação, que mais tarde (2013) se uniu à NBS – NoBullShit Agency, onde foi VP Executivo e sócio. Também foi VP da Dentsu Aegis Network até 2020. Hoje é vice-presidente do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, VP da Fenapro – Federação Nacional das Agências de Publicidade e fundador e VP do CAMP – Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político.
Diante do avanço das tecnologias de comunicação, Dudu é categórico ao afirmar que “comunicação é fazer política” e justifica: “especialmente no contexto atual em que o cenário político e a dinâmica de interação entre políticos e o público se transformaram profundamente”, afirmou o profissional. De acordo com ele, a comunicação é fundamental para diversos aspectos da política como “transparência, engajamento com o cidadão, formação de opinião, construção de identidade, mobilização”, entre vários outros elencados pelo jornalista.
Um profissional com décadas de experiência, conhece, trabalha, ou já trabalhou com muitos candidatos que somam também décadas de atuação política. Um público, muitas vezes, com dificuldade de ficar à vontade e com desenvoltura na câmera e com as novas formas de fazer comunicação. De acordo com Dudu, “sim, a dificuldade em desenvolver uma presença autêntica e convincente nas redes sociais pode afastar políticos e candidatos do ambiente digital. No entanto, essa resistência pode ser um grande erro estratégico, já que a comunicação direta com o público por meio das redes sociais é cada vez mais essencial para construir autoridade, engajamento e confiança”, avaliou.
O Compol Brasil 2025 vai acontecer entre os dias 24, 25 e 26 de junho, durante o Summit Cidades, no Centrosul, em Florianópolis. Fique de olho nas redes do Compol, porque os ingressos estarão à venda nos próximos dias.